Guerra das maquininhas: já sabe quem está vencendo?

Por Fernanda Santos

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Somente em 2018, o uso de cartões no Brasil movimentou R$ 1,55 trilhão, o equivalente a 22,8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. No total, foram 18,8 bilhões de transações – cerca de 180 por pessoa.

Os dados são da Associação das Empresas Brasileiras de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e chamam a atenção para uma outra protagonista do mercado de pagamentos: a maquininha de cartão, que, em 2018, esteve presente em cerca de 80% de todas as transações utilizando cartões. Os 20% restantes são referentes a compras online.

Com tanto cliente, e dinheiro, em jogo, é claro que cada vez mais empreendedores querem atuar no setor. A Azulis fez um gráfico mostrando a participação das principais empresas de maquininha nas buscas do Google, nos últimos 13 anos. Os dados são do Google Trends.

Os números mostram que o mercado está em expansão e novos nomes surgem e se fortalecem a cada ano. De modo geral, podemos ver que:

  • Entre 2007 e 2012, primeiros 5 anos do gráfico, o destaque ficou com Rede e Cielo, que se alternaram na liderança. A PagSeguro ainda não investia fortemente no mercado de maquininhas e era conhecida por soluções de pagamento online;
  • Entre 2013 e 2017, a PagSeguro entrou no mercado de maquininhas focada nos pequenos empreendedores. Com investimento na marca, ela ultrapassou a posição das líderes e atingiu impressionantes 70% de participação nas buscas totais;
  • Motivadas pelo crescimento da PagSeguro, novas marcas surgiram. Entre elas a SumUp, Stone Pagamentos e SafraPay;
  • Em junho de 2019, a PagSeguro seguia como líder absoluta nas buscas no Google – com 62% do total, seguida por Rede (11%) e Cielo (9%).

A guerra das maquininhas - onde tudo começou

Entre 2009 e 2011, o Banco Central deu início a uma agenda pró-competição que permitiu a entrada de novas empresas de meio de pagamento no mercado brasileiro. A norma publicada pelo BC exige que todas as bandeiras sejam transparentes em suas práticas comerciais, decisão que aumetou o acesso das adquirentes às maiores bandeiras do mercado e, consequentemente, a concorrência no setor.

Quando falamos de bases instaladas, ou seja, maquininhas na mão de empreendedores por todo o Brasil, quem sai na frente hoje é a PagSeguro (4,5 milhões), seguida por Cielo (1,4 milhões) e Rede (1,35 milhões). Os dados são das próprias adquirentes.

SAIBA+AZULIS: Maquininhas de Cartão; qual é a melhor para o seu negócio

Vantagens para o dono de negócio

Com a concorrência nas alturas, e novas marcas entrando em cena, as companhias têm corrido contra o tempo para lançar produtos cada vez mais modernos e fidelizar os clientes, especialmente com uma melhora no atendimento, preços e taxas mais competitivas. As principais vantagens da guerra das maquininhas para os donos de estabelecimentos são:

  • Maior variedade de modelos, com diferentes funcionalidades, interfaces e designs;
  • Preços e taxas mais competitivas;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Maior possibilidade de negociar os custos;
  • Menor risco de calote, graças ao aumento das transações em cartão;
  • Maior segurança – com o aumento das vendas em cartão, há menos necessidade de guardar/ carregar dinheiro em espécie.

SAIBA+AZULIS: PagSeguro oferece maquininhas que atendem público diversificado

Vantagens para os consumidores

  • Mais lojas aceitando pagamento em cartão;
  • Menor necessidade de carregar dinheiro em espécie na carteira.

Compare pela Azulis!

Em meio a tantas opções, o comparador de maquinhas da Azulis é uma ferramenta útil para o empreendedor, pois permite comparar os modelos de máquina de cartão disponíveis no mercado e descobrir quais deles atendem melhor às necessidades do seu tipo de negócio. Além disso, você encontra descontos exclusivos que vão deixar a compra bem mais vantajosa.